sábado, 14 de março de 2015

Brasil conquista certificação sustentável nível máximo.

Edificação anexa ao prédio da sede da Bayer, na cidade de São Paulo, conseguiu o inédito selo LEED-NC Platinum, do U.S Green Building Council.
Considerada de nível máximo, a certificação LEED-NC Platinum, do U.S Green Building Council, que reconhece as melhores estratégias e práticas sustentáveis, foi concedida pela primeira vez a uma edificação brasileira.
O prédio EcoCommercial Building é corporativo e atende a empresa Bayer, na cidade de São Paulo. Multifuncional, a construção cumpriu exigentes quesitos de eficiência energética, utilizando modernos sistemas de automação de luz e de ar-condicionado, além de ser totalmente integrado com o paisagismo que o cerca.
Assinado pelo escritório de arquitetura Loeb Capote, o prédio conta com mais de 20 tecnologias relacionadas a materiais e sistemas construtivos.
O EcoCommercial Building está anexo à sede da Bayer, em São Paulo, e cumpre 69 práticas de construção sustentável

De acordo com Felipe Faria, diretor manager do GBC Brasil, que é quem acompanha o cumprimento das certificações LEED no país, o que levou o EcoCommercial Building a atingir a categoria Platinum foi que ele maximizou o atendimento de diversas práticas referentes à certificação. “O edifício teve um ótimo desempenho relacionado à eficiência energética, através da produção de energia renovável com células fotovoltaicas. É um dos únicos empreendimentos do Brasil que produzem toda a energia que consome, tornando-se autossuficiente”, afirma. Para chegar à certificação LEED-NC Platinum, o prédio da Bayer cumpriu 69 práticas de construção sustentável.

No projeto de arquitetura assinado pelo Loeb Capote, o Eco Commercial Building seguiu o que há de mais moderno em termos de sustentabilidade, sem deixar de lado a estética e o conforto de seus ocupantes. Entre os itens avaliados pelo U.S Green Building, e que possibilitaram a certificação do prédio, destacam-se:


  • Redução no consumo de água potável em 94,8%, graças ao aproveitamento de água da chuva.
  • Uso de equipamentos de baixo consumo e espécies vegetais com baixa demanda de irrigação.
  • 97% de todos os resíduos gerados pela obra foram desviados de aterros sanitários e destinados à reciclagem ou ao reaproveitamento.
  • 100% dos espaços têm acesso à luz e ventilação naturais, e apenas 5% dos espaços têm ar-condicionado.
  • Amplo uso de elementos passivos que trazem alta eficiência energética, usando o clima brasileiro.
  • Isolamento térmico em tetos e paredes com poliuretano e placas translúcidas de policarbonato nas fachadas, que bloqueiam calor e permitem a entrada de luz natural, além de brises, persianas, películas para proteção solar e diversas aberturas para circulação de ar, entre outros.
  • Nenhuma árvore foi removida do terreno e 17 foram incorporadas ao prédio para contribuir com a proteção solar.
  • No prédio, a geração de energia solar e os consumos de água e de energia elétrica, assim como emissões de CO2, são medidos e controlados em tempo real para evitar desperdícios.

Desde 2009, a Bayer segue o conceito de construir prédios sustentáveis em vários países. O Brasil é o 8º da lista

Materiais cimentícios
Quanto aos elementos cimentícios usados na obra, a certificação LEED-NC Platinum exige que a matéria-prima tenha escória de alto forno entre seus agregados e que os fornecedores (cimenteira, concreteira e fabricantes de artefatos de cimento) estejam num raio máximo de 100 quilômetros da obra, a fim de que haja baixa emissão de CO2 com transporte. “A certificação não faz restrições a nenhum material, mas, com relação aos cimentícios, quanto menor taxa de emissão de CO2 eles tiverem, melhor. Agora, a nova versão do LEED, que é o LEED B4, valoriza as matérias-primas recicladas, a proximidade dos fornecedores com o local da obra e os baixos compostos orgânicos voláteis, mas tudo dentro de uma análise de ciclo de vida e de declaração ambiental dos produtos”, revela Felipe Faria.

O programa EcoCommercial Building integra o Programa Bayer de Clima no Mundo, que reúne as ações da empresa para a preservação do meio ambiente. A iniciativa foi lançada em 2009. No Brasil, o conceito chegou em 2012, junto com o projeto para construir o primeiro ECB na América Latina. Prédios semelhantes já existem na Alemanha, Bélgica, China, Estados Unidos, Índia e Tailândia. No país, o EcoCommercial Building funciona como espaço de convivência dos dois mil colaboradores da unidade de São Paulo, além de ser aberto para visitação, treinamentos e eventos em construção sustentável.

fonte:http://www.cimentoitambe.com.br/brasil-certificacao-sustentavel/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...