quinta-feira, 3 de julho de 2014

Poli-USP testa tipo de concreto mais resistente para pavimentação de vias

Feito com estrutura de aço contínua, material dispensa a presença de juntas, evita trincamentos e pode durar até 30 anos.
Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) estão testando um tipo de concreto para pavimento rígido mais resistente e que pode durar até 30 anos. O material utiliza uma estrutura de aço contínua que dispensa a presença de juntas, evitando que ele trinque.
O projeto é coordenado pelo professor José Tadeu Balbo, do Laboratório de Mecânica de Pavimentos (LMP) do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) da Poli-USP.
Para os testes, foi pavimentado um trecho de 100 metros da Avenida
Professor Almeida Prado, no campus USP com material. O sistema é composto por 24 centímetros de concreto com estrutura contínua de aço, assentado sobre uma camada de seis centímetros de concreto asfáltico. De acordo com Balbo, por baixo dessa estrutura há uma base de macadame seco de 20 centímetros de espessura.
Ainda segundo o professor responsável pelo projeto, esse tipo de concreto já é usado nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1950. "Como o concreto tem o aço e é muito resistente, as fissuras não se abrem com a contração. Por isso, esse tipo de pavimento pode durar de 30 a 40 anos, ante os 10 a 15 anos do concreto comum", explica.
Além da durabilidade, os testes revelaram que o material tem uma capacidade de carga maior do que o comum. Em relação aos custos, o tipo é cerca de 20% mais caro, o que seria compensado pela maior durabilidade e menor impacto aos veículos. A tecnologia está pronta e pode ser usada a qualquer momento pelos órgãos públicos caso tenham interesse.

Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br

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