quarta-feira, 2 de maio de 2012

População brasileira é a que tem menos retorno dos impostos que paga.

Um levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) com os 30 países que têm as maiores cargas tributárias do mundo mostrou que a população brasileira é a que vê menos retorno dos impostos que paga ao governo.
A arrecadação de impostos no País atingiu a marca de R$ 1,5 trilhão em 2011  e ultrapassou o patamar de 35,13% em relação ao PIB, isso significa que os impostos pagos pela população ao governo federal, Estados e municípios
correspondem a 35,13% de toda a riqueza gerada no país (PIB).

Mas, para verificar se os valores arrecadados estariam retornando à população
por meio de serviços de qualidade, o estudo considerou também o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada país.
O Brasil aparece em último lugar pelo segundo ano consecutivo no quesito entre os países pesquisados, com IDH 0,718. Isso fez com que ele ficasse também em último lugar na lista geral.
Segundo o levantamento do IBPT, Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados.
O ranking foi feito com base no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES) e quanto maior o valor do IRBES, melhor é o retorno da arrecadação dos tributos para a população, o cálculo que leva em conta a carga tributária segundo a tabela da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Brasil atingiu nesta quarta-feira (2) de maio, a marca de R$ 500 bilhões de tributos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano, revelam dados do Impostômetro.

fonte uol.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...